Projeto original: Abril de 2019
Revisão de projeto e renderizações: Julho de 2020

O projeto foi concebido para a matéria "Casas e seus lotes pelo princípio do Design Universal" na Universidade Federal de Minas Gerais.

Aos alunos foi demandado um projeto de casa que criticasse as casas de loteamento popular no Brasil (com foco na COHAB), oferecendo uma alternativa que atendesse aos sete princípios do design universal: uso equitativo, flexibilidade do uso, uso intuitivo, informação perceptível, tolerância ao erro, baixo esforço físico e tamanho e espaço para acesso e uso.

Em diversos pontos da casa é possível perceber a influência do design universal. Desde as janelas com pegadores sobressalentes e em altura adequada até as pias com cuba de semi-encaixe, passando pela disposição dos móveis que facilitam a mobilidade de cadeira de rodas até o uso de armários móveis e a escolha de apenas um pavimento.

Além disso, a casa foi projetada como casa para loteamento, por isso todos os seus detalhes foram pensados visando a privacidade e o conforto de seus moradores.

A área interna da casa é de 110m², chegando a 145m² com a varanda. O lote possui por volta de 367m².

Planta de mobilidade com o giro da cadeira de rodas e sua permanência nos ambientes, atendendo ao princípio do uso equitativo no design universal.
Casa DU
Published:

Casa DU

Published: